Digitação do Saxofone

Digitação do Saxofone

Abaixo vemos as notas musicais posicionadas sobre o pentagrama e um esquema representativo das chaves do saxofone. As chaves pintadas de preto são as chaves que devem ser pressionadas para emitir a nota em questão.

Como já foi visto neste blog, existem vários tipos de saxofones. Quando foi criado por Adolph Sax eram 14 variações. O esboço básico deste instrumento nunca mudou, embora muitos aperfeiçoamentos tenham sido feitos. Algumas mudanças têm dado ao saxofone mais flexibilidade e potência, e o aperfeiçoamento no mecanismo das chaves, introduziu a chave automática de oitava, a articulação do G#, e outras vantagens técnicas. O registro normal do saxofone tem se expandido ligeiramente, inicialmente do B abaixo do pentagrama (bordão) ao F acima do pentagrama. No sax moderno expandiu-se para Bb grave (A grave no barítono) e, com a adição de chaves, alcançou o F# agudo (até G agudo no soprano). Obs.: Para quem não sabe: C=Do, D=Re, E=Mi, F=Fa, G=Sol, A=La e B=Si.

Todos os membros da família dos saxofones tem o mesmo sistema de digitação e mesma escrita; de um tipo de sax para outro a mudança de embocadura exige mínimos ajustes pois o conceito de produção de som permanece o mesmo – e a principal diferença estrutural é mesmo o tamanho e consequentemente, sua tessitura.

Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita é diferente da nota que soa (som real). Assim, para podermos ouvir o Dó central do piano é preciso escrever notas diferentes nos diversos tipos de sax, conforme figura 1 abaixo:

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: