Tipos de Sax

Tipos de Sax


O sax é um instrumento de sopro bastante conhecido no Brasil. Ele foi inventado em 1840 por Adolphe Sax, um fabricante de instrumentos.

Embora seja feito de metal, o sax pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o sax logo foi adotado por muitos músicos.

O sax pode ser de vários tipos:

– Sax Alto ou Contra-alto;

– Sax Tenor

– Sax Baritono;

– Sax Soprano;

Há ainda, alguns modelos de sax mais raros, como o chamado sax contrabaixo e o sax mezzo-soprano.


Os saxes mais comuns são o soprano, o alto e o tenor. É muito difícil para o iniciante escolher qual sax deseja tocar. Nesse caso, recomenda-se iniciar os estudos com um alto ou tenor, já que são os mais baratos e os mais fáceis de se encontrar no mercado de instrumentos musicais. Com o tempo, quando já estiver mais familiarizado, o novo músico poderá optar por aquele de sua preferência. Mas é muito comum a um músico tocar mais de um tipo de sax já que todos apresentam um mecanismo padrão. Todo sax apresenta a boquilha e uma palheta, que são as duas peças básicas de um sax. Além disso, o iniciante deve buscar um sax que corresponda com as suas destrezas e necessidades para que possa praticar com entusiasmo e, assim, optar por outros tipos conforme o seu grau de aprimoramento.

Para que seja durável e com as condições de funcionamento adequadas, todo e qualquer sax necessita de manutenção e limpeza adequadas.

Concluindo, os vários tipos de sax devem ser bem estudados por seus instrumentistas. A escolha de um bom sax, ideal para seu aproveitamento, levará o iniciante a ir adquirindo mais prática e aprimoramento nos outros tipos de sax.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: