Sax Tenor

Sax Tenor

O sax é um instrumento de sopro bastante conhecido no Brasil. Ele foi inventado em 1840 por Adolphe Sax, um fabricante belga de instrumentos.


O sax tenor é um dos modelos de sax mais populares do cenário musical. É, junto com o sax alto, o tipo de sax indicado para iniciantes.

Tanto o sax tenor como os outros modelos, tem algumas peças e tamanhos específicos. É isso que diferencia cada modelo de sax.

O sax tenor, assim como o sax alto, é indicado para os iniciantes por serem um modelo mais simples, e popular do sax. Assim, é um dos mais procurados pelos interessados em instrumento musicais, e nesse caso instrumento de sopro.


É um instrumento utilizado em quase todos os estilos musicais. Esse é um dos diferenciais do sax: ele se encaixa em qualquer estilo musical. Sua riqueza sonora irá complementar qualquer composição musical.

Entre as especificações de um sax tenor encontraremos:

– Um registro médio estendendo-se do Lá bembol 1 ao Mi 4;

– Está afinado em Si bemol, ou seja, seu Dó representa, no piano, um Si bemol;

– É um instrumento de sopro com palheta simples.


Uma curiosidade do sax, e isso se aplica ao sax tenor, é que eles são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não será a mesma ouvida, o som real ou som de efeito. Uma nota em um piano não será a mesma em um sax, tudo depende de sua tonalidade.

O sax tenor, assim como qualquer outro modelo de sax, deve ser muito bem cuidado. A manutenção e a limpeza do sax devem ser feitas de modo cuidadoso, assim como o seu transporte. O lugar para se guardar o sax tenor deve ser um lugar seco e não muito quente.

O sax tenor deve ser escolhido da melhor forma pelo seu comprador. Procure boas marcas, para que o aproveitamento do sax seja pleno.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: