Sax Barítono

Sax Barítono


O sax é um instrumento de sopro bastante conhecido no Brasil. Ele foi inventado em 1840 por Adolphe Sax, um fabricante belga de instrumentos.

O sax barítono é um dos modelos de sax mais populares do cenário musical.

Tanto o sax barítono como os outros modelos de sax, cada um tem algumas peças e tamanhos específicos. É isso que diferencia cada modelo de sax.

O sax barítono, junto com o sax alto, o soprano e o sax tenor são os modelos mais populares e comuns de sax no mercado musical atual. Apesar da lista de modelos de sax ser um pouco extensa, muitos modelos caíram no desuso, e esses quatros sobrevivem no cenário musical.


O sax barítono possui algumas especificações:

– Afinação em Mib;

– Apoio de polegar regulável;

– Porta lira;

– Chave do Lá grave;

– Curva superior destacável;

– Acabamento laqueado ou niquelado.

Assim como qualquer outro modelo de sax, algumas peças devem ser bem escolhidas por terem tipos e tamanhos específicos para cada modelo de sax. Um exemplo disso, é que as palhetas e boquilhas de um sax barítono são diferentes das de um sax tenor.


Esse modelo é parecido com os modelos de sax tenor e alto, é aquele modelo clássico quando se pensa em sax. O modelo de sax soprano é inconfundível em relação ao modelo do sax soprano, que tem a forma parecida com uma flauta.

Os cuidados com o sax devem ser os mais cautelosos possíveis. A limpeza deve ser feita de maneira que não o prejudique, tanto visualmente quanto musicalmente.

A manutenção do sax barítono deve ser feita sempre que necessário. A troca de algumas peças pode ser necessária após algum tempo de uso do instrumento.

É importante que o sax seja bem guardado, em lugar propício. Assim, a qualidade musical do sax barítono não será prejudicada.

O melhor para a compra de um sax barítono é fazer uma boa pesquisa do instrumento nas diversas marcas especializadas em instrumentos musicais. É importante escolher o melhor sax, para melhor aproveitamento musical.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: