Peças de um sax

Peças de um sax


O sax é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta.

É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas geralmente de couro, isso nas versões mais modernas e uma boquilha onde se acopla uma palheta geralmente de bambu (instrumento de palheta simples).

A família do sax é bem extensa, mas o desenho é semelhante em todos, sendo de forma similar a um cachimbo ou ainda reto, dependendo do tamanho. As exceções são o sopranino e o soprano, construídos geralmente sem curvatura, semelhante a uma flauta.


As peças mais importantes de um sax são as palhetas e as boquilhas. Cada modelo de sax tem uma tipo de palheta e boquilha.

A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do sax e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do sax.


O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. Alterações nos formatos implicam em alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista.

A palheta é a responsável pela emissão do som pelo instrumento, ela está para o sax como a corda está para o violão.

Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som. Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, quanto mais dura é a palheta, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle da afinação.

Essas são as duas peças que fazem a diferença para cada modelo de sax. São as peças mais importantes para qualquer tipo de sax.

A limpeza e a manutenção dessas peças devem ser feito de modo bastante cauteloso para evitar danos nas peças e, conseqüentemente, no aproveitamento musical do sax.

Na hora da compra de um sax, informe-se sobre as peças de cada modelo de sax e escolha sempre as melhores peças para o seu sax, peças de boa qualidade e compatíveis com o modelo de sax.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: