Palhetas do sax

Palhetas do sax

As palhetas estão para o sax assim como a corda está para o violão. Ela é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som.

São fabricadas com madeira, geralmente cana ou bambu, existindo, porém palhetas sintéticas criadas pela engenharia moderna.

Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, mas esta numeração não é padronizada, varia de fabricante para fabricante. Quanto mais dura, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle da afinação.


Existem três tipos básicos de palhetas para instrumentos de sopro: simples, duplas e livres.

As simples são lâminas de cana-do-reino, cortada e raspada de acordo com as dimensões do instrumento. Elas têm um formato aproximadamente retangular, com uma das extremidades arredondada e mais fina. A palheta é acoplada e presa a uma peça chamada boquilha que serve como anteparo, contra a qual a palheta vibra para produzir o som.

As palhetas simples pode ser feita também de materiais sintéticos, mais duráveis, mas a maioria dos músicos prefere a versão natural, por produzir uma melhor sonoridade.


Durante a execução, a palheta é mantida umedecida para proporcionar perfeita vibração. O músico pode controlar a freqüência produzida através da pressão dos lábios.

O sax é um dos principais instrumentos que utilizam palhetas simples.

Os outros dois tipos, as palhetas duplas e livres não são utilizadas em sax.

A manutenção e a limpeza das palhetas devem ser feitas de modo bastante cauteloso para se evitar danos nessas peças e no aproveitamento musical do sax.

Alguns modelos de sax pedem tamanhos diferentes de palhetas por isso, na hora de comprar um sax ou apenas palhetas, esteja atento aos modelos.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: