Boquilhas do sax

Boquilhas do sax


As boquilhas são, junto com as palhetas, as peças mais importantes de um sax.

São peças que se encaixam na ponta do sax e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do sax.

As boquilhas podem ser fabricadas dos mais diversos materiais: massa plástica, metais, acrílico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.

O formato também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente.


Alterações nos formatos implicam em alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha de boquilhas é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. A grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente será o som produzido, já o contrário resulta num som abafado e pequeno.

As boquilhas, assim como as palhetas, têm modelos específicos para cada tipo de sax.


Elas devem ser bem limpas após cada uso do sax. A manutenção e a limpeza dessa peça devem ser feitas de modo bastante cuidadoso para que não seja prejudicado nada da peça e do sax em geral.

Cada tipo de sax tem um modelo de boquilha diferente. Por isso preste atenção quando for fazer a troca dessa peça do sax, é importante que ela seja nova e do mesmo modelo do sax.

Por serem tão importantes para o sax, as boquilhas devem ser muito bem cuidadas. A limpeza e a manutenção das boquilhas devem ser cautelosamente feitas. A troca é necessária depois de certo tempo de uso do sax, então troque quando necessário as boquilhas do seu sax.

Cuide bem do seu sax e de suas boquilhas para que o aproveitamento musical do instrumento seja o melhor possível.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: